OBRA: ID113
Escolhendo a Cobertura pro seu Carro
Não! Não estou aqui pra lhe ajudar a escolher a suite de sua paixão: a garagem de seu carro. Mas sim consultar a arquitetura de sua casa e o principal interessado, que é o seu carro. Agora, eles decidem.
Cobertura de Garagem - Digicom
Ele te leva pra lá e pra cá, está sempre com você nos bons momentos, e nos não tão bons assim também; é seu "escudeiro fiel" e nunca lhe deixa na mão (tá bom! quase nunca...). Além do mais, vê e ouve tudo, e se mantém de boca calada. Então, você deve convir comigo, de que ele precisa de um conforto maior ao que você está oferecendo. (Perceba que estou tratando ele como Carro e não como carro: nome próprio.)
O mercado de garagem oferece uma grande diversidade de formato e de material, cada uma com suas características e custos. Eu não direi que tem tipo de garagem pra todo gosto, mas pra todo bolso. Das mais convencionais, como as garagens de telha cerâmica e cimentícia (as telhas de amianto são proibidas, agora!), às mais modernas como as de policarbonato, as de vidro e até garagens com cobertura retrátil automática. Mas, qual é o seu caso?
Será que somente a proteção de seu carro contra a chuva e sol é suficiente pra satisfazer os dois interessados pela garagem? E a arquitetura da edificação? Vai receber algum benefício?
Um pouquinho de Física!
É claro que você já viu as propagandas de bronzeadores e protetores solares. Viu também, a indicação dos médicos quanto aos melhores horários para banho de sol. Isso se refere aos níveis de raios ultravioletas e aos raios infravermelho.
O Sol: Nossa principal fonte de energia, que ilumina nossos dias e que permite a vida no nosso planeta. É na luz emitida pelo sol que está a faixa de espectro eletromagnético. Parte desse espectro pode ser percebido pelo nosso sistema de visão, assim temos que a luz visível compreende a radiação com comprimento de onda entre 380 nm e 750 nm (nm = nanômetro}). A baixo disso estão as radiações infravermelho e acima as ultravioletas.
A radiação infravermelha está associada ao calor. É a vibração molecular gerando oscilações nas cargas elétricas que constituem os átomos propagando esta radiação.
Complicado, né? Vou facilitar: O sol do meio dia atingindo uma chapa de aço com pintura preta (A cor preta absorve luz. Não a reflete.) vai geral calor. Vai aquecer a chapa de aço (esse sistema é usado para aquecimento d'água pela energia solar). Os sensores do nosso corpo são capazes de perceber essa radiação infravermelha que está sendo gerada, e damos a isso o nome de Calor.
Os raios infravermelhos não trazem malefícios às pessoas, mas somente o desconforto térmico quando essa radiação se eleva.
Os vilões da luz: A Radiação Ultravioleta dos tipos A e B
Definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400 nm e cor acima da violeta. Muito prejudicial aos seres vivos.
A capacidade do nosso organismo de suportar essa radiação é limitada, pois é capaz de absorver pequenas doses. Mas quando a intensidade aumenta, como em alguns períodos do dia e estações do ano, os danos acontecem em maior velocidade, impedindo que o organismo se recupere. O câncer de pele e deficiência do sistema imunológico são somente alguns efeitos que essa radiação pode provocar.
Os efeitos maléficos não são exclusividade dos seres vivos. A pintura do mobiliário de sua casa, as cortinas e tudo o mais que ficar exposto ao nosso amigo sol vai sofrer com esse bombardeio eletromagnético.
Obras Relacionadas
Você: "Mas eu só quero uma garagem!"
O que tudo isso tem a ver com sua futura garagem?
Supondo que a arquitetura de sua casa já fez sua reivindicação por uma cobertura transparente na garagem, você consultou as finanças e outorgou.
A escolha do modelo de sua garagem vai ser uma questão estética e poderá ser definido pela consulta de seus familiares, com o respaldo de um arquiteto ou contratando uma empresa especializada em coberturas. Mas o revestimento dessa garagem (o que vai cobrir) precisa ser estudada. Afinal o sucesso de sua garagem não está somente na estética, mas também, na funcionalidade.
Pense num dia de sol, num dos dias do verão brasileiro e você entrando no seu carro. Aí é que entra a física!
O revestimento de sua (dele) garagem precisa proteger seu Carro da incidência da radiação solar, pois uma cobertura transparente vai permitir que o sol atinja seu amigo. Existem, no mercado, materiais específicos para cobertura que são providos de filtro ultravioleta, como as placas de policarbonato e alguns tipos de vidro.
Precisamos, também, pensar na temperatura. Então, o revestimento da garagem deve ser do tipo refletivo.
Tanto as placas de policarbonato como as de vidro oferecem a opção do material refletivo, e nos dois casos seu Carro vai ficar feliz. A grande diferença entre os dois está na durabilidade e aparência.
O policarbonato é um plástico nobre usado na engenharia, onde se incluem as coberturas, mas continua sendo um plástico. A maioria dos fabricantes afirmam que sua durabilidade atinge 10 anos, no entanto precisamos considerar com que aparência ele atingirá essa idade. Costumamos dizer que o policarbonato sonha em ser vidro um dia. Não deixando de ser uma boa opção para o revestimento da garagem de seu parceiro.
O vidro é o clássico, a nobreza. Quando se trata de aparência o vidro é insuperável, graças a sua planicidade. Quanto a durabilidade... "Que atire a primeira pedra quem não tem teto de vidro (!)" Por quanto ele não for quebrado, sua durabilidade atinge os extremos. "Vida longa ao Rei!"
A espessura do vidro é calculada com base nas distâncias entre os apoios e a carga (majorada) que se espera que ele suporte, aplicada ao centro geométrico da peça de vidro já recortada. Isso quer dizer que o vidro, de um bom projeto, está preparado para as adversidades. Daí vem a importância da contratação de uma empresa especializada, com profissionais competentes na área e com registro no CREA (engenharia) ou no CAU (arquitetura).
Cobertura de Garagem com Vidros Refletivos
Um Upgrade no Vidro
Há décadas atrás a construção civil, na linha de edifícios comerciais, passava por uma situação a resolver: O aproveitamento da luz natural. Crise energética, possibilidade de blackouts e situação econômica. Com isso nasceram os edifícios projetados no sistema de "pele-de-vidro" que fazem um excelente aproveitamento da luz solar. Mas surgiu outra necessidade de solução.
A luz solar atingia as mesas de trabalho em certos horários do dia, o que provocava um desconforto e comprometia a produção. Na tentativa de resolver a questão, adotou-se o uso de cortinas, mas que, pela ação da radiação ultravioleta, elas desbotavam e degradavam em pouco tempo. Tinham se que ser substituídas.
Esses dois pontos, o do descontrole da intensidade de luz que atingia o ambiente e o do desbotamento dos objetos, foram solucionados com o desenvolvimento do Vidro Refletivo com Filtro Ultravioleta. E não se trata de películas escuras, mas um tratamento aplicado diretamente na massa do vidro, o que garante longevidade ao material.
A Garagem como Área de Convivência e Lazer
Não posso deixar de mostrar a possibilidade da garagem se tornar uma extensão da área interna de sua residência.
Nas reuniões de família e amigos, muitas vezes a garagem bem planejada pode suprir a falta de um ambiente para recreação, podendo abrigar sofás, mesas de esporte e até uma rede de descanso pra relaxar. Churrasqueiras também são bem vindas.
A garagem pode ser o conforto de seu Carro e prazer para a família.
Ligue os Pontos e sua Garagem Transparente estará Desenhada!
Lembra daquele caderno cheio de pontos que a gente ia ligando e formavam um desenho pra colorir? Pois é! Deixe o fluxo de seus pensamentos desenhar sua garagem.
- A estética: O modelo da cobertura de garagem safisfaz a arquitetura de sua casa?
- Qual o tipo de sustentação vai ter a cobertura de sua garagem? Alvenaria ou estrutura metálica? (aço ou alumínio)
- Quanto pretende investir? Policarbonato ou Vidro?
- Basta ser uma garagem com cobertura transparente ou requer um conforto térmico? (Refletivo ou não)
- Qual a durabilidade que espera de sua garagem transparente?
Vou apresentar como exemplo, uma cobertura simples, sustentada com tirantes, mas harmonizada com a arquitetura da residência.
Uma Cobertura de Garagem com Vidros Refletivos e Tirantes
Cobertura de Garagem com Tirantes e Vidros Refletivos
Para essa residência, ainda em fase de acabamentos, a empresa de arquitetura contratada previu uma garagem externa à edificação e a Digicom foi contratada para o desenvolvimento e execução da garagem.
Construida num condomínio fechado na cidade de Boituva, em São Paulo, não havia muros delimitando o passeio e somente a parede da fachada principal da casa. Por sinal, uma bela casa! Isso sugeria um cobertura de garagem "em balanço (termo usado na construção civil indicando que o elemento é engastado em somente um de seus lados)".
O uso de pilares não era conveniente nessa situação, pois furtariam a liberdade na hora de estacionar e delimitaria a área de estacionamento. Melhor sem pilares.
Os Tirantes da Cobertura
Para o reforço estrutural usamos tirantes de dois tipos: do tipo tubo metálico e cabo de aço.
Chamamos de "pressão negativa" aquele vento que levantou o vestido de Marilyn Monroe no filme "O Pecado Mora ao Lado". Pecado seria se nossa cobertura de garagem também levantasse!
A capacidade de evitar esse efeito de "levantar" está nos tubos metálicos, dada a maior dificuldade de curvá-lo quando submetido à compressão, comparado com a do cabo de aço.
O cabo de aço é excelente quando solicitado à tração e também foi utilizado como tirante nesse nosso projeto. Ele sustenta os pontos que não foram tão beneficiados pelos tirantes de tubo. Completando a tarefa do conjunto em manter a estabilidade da garagem.
Conclusion!
Se você chegou até esse ponto da leitura é porque você, realmente, está interessando em uma garagem para seu amigo e, quem sabe, agregar algumas funcionalidades a mais. Sinta-se a vontade em me contatar para tirar dúvidas e, talvez, para um projeto personalizado.
Sou Gilberto Martin do Depto. de Projetos da Digicom.
Material Utilizado nesta Garagem
- Vidros Refletivos Temperados com Laminação de segurança na face inferior;
- Estrutura em aço galvanizado;
- Acabamento: Tratamento Fosfatizante (WP), F. Universal e Pintura à Pistola com Laca-Nitrocelulose na cor branca;
- Silicone Estrutural específico para Pele-de-Vidro, na cor preta;
- Sustentação por Tirantes.
Obrigado pela visita e Boa Obra!
Artigos que podem lhe interessar
CLIQUE NAS MINIATURAS PARA AMPLIÁ-LAS
Na imagem apliada, clique nas extremidades direita ou esquerda para navegar.
Desenvolvido pelo Setor de Projetos da Digicom Coberturas. Para maiores informações, consulte nosso Departamento de Projetos.
O conteúdo deste site é de propriedade da Digicom Coberturas. Cópias ou transcrições estão condicionadas à nota no rodapé desta página.
Dúvidas?
Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.