Pin it

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
O que é Vidro Laminado

 

Um pouco de história

Um frasco de vidro encapado com uma camada de plástico cai. Sim, o frasco de vidro quebrou. Mas, e daí?

Bom, o desastrado foi um químico francês, o Dr. Edouard Benedictus, no seu laboratório em 1903. O frasco ter se quebrado não é novidade alguma, mas sim o efeito que a película de plástico provocou: os fragmentos de vidro permaneceram unidos, preservando a silhueta do frasco. Esse incidente deu origem ao Vidro Laminado que a Digicom usa em suas coberturas. Calma! Não usamos frascos de vidro nas coberturas.

Uma das primeiras utilizações do Vidro Laminado foi nas viseiras das máscaras de gás. Isso na Primeira Guerra Mundial. (Talvez fosse melhor omitir essa informação, pois hoje o Vidro Laminado traz muitos benefícios. Mas, é só para constar!)

Vidro Laminado

O Vidro Laminado é, na forma mais grosseira, um sanduíche de vidros onde a mortadela foi substituída por uma película de material plástico, o tal de Polivinil Butiral (PVB), ou Resina. E você tem contato com ele no seu dia-a-dia e talvez nem saiba: o para-brisas de seu carro é de Vidro Laminado.

A construção civil é uma consumidora do Vidro Laminado. A NBR-7199 normalizou seu uso em diversos setores da área, tais como: coberturas, guarda-corpo de sacadas, fachadas acima de 1,10m do piso e locais onde haja alto fluxo de pessoas onde existe risco de quebra e ferimentos.

Classificado como vidro de segurança, o Vidro Laminado tem minimizado a gravidade dos acidentes com vidro, já que, quando quebrado, seus fragmentos permanecem colados à película e pontas agudas permanecem no plano do vidro.

Alguns Benefícios do Vidro Laminado

  • Graças às novas tecnologias, a película agora é provida de filtros contra Raios UV(prejudicial), responsáveis por doenças de pele, descoloração de móveis e tecidos e outros malefícios;
  • Redução dos ruídos externos, graças à flexibilidade da película de PVB, que absorve uma porção das ondas sonoras;
  • O Vidro Laminado pode ser composto por Vidro Refletivo em uma de suas camadas, geralmente na camada externa ao ambiente, agregando conforto térmico ao local.

Processo de Obtenção do Vidro LaminadoAutoclave

Por se tratar de um sanduíche de vidros, nada melhor que um sanduíche quente!

Máquinas específicas são usadas no processo de obtenção do Vidro Laminado, em especial a Autoclave. Depois de posicionadas as camadas de vidro, a película e removido o ar o conjunto é levado ao forno. Na Autoclave o conjunto é submetido à temperatura controlada e sob pressão. Nasce o Vidro Laminado!

Conclusão

Como em muitos casos da ciência, o Vidro Laminado é descoberto por um incidente. Um fraco de vidro revestido de plástico mostrou a um cientista uma solução simples para um problema complexo: a integridade física das pessoas.

A Digicom Coberturas tira proveito dos benefícios do Vidro Laminado e entrega ao Cliente uma cobertura que agrega funcionalidade, conforto e Beleza.

Espero que esta breve explanação tenha ajudado a entender melhor o que é o Vidro Laminado. Estamos à disposição. Ligue pra gente!

Bibliografia:

Texto adaptado dos artigos publicado por:

Traga sua ideia e a Digicom Coberturas entrega a solução. E a obra, é claro!


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.

Inspire-se!

  • Cobertura em Policarbonato Retrátil - Três Módulos

    Cobertura em Policarbonato Retrátil - Três Módulos

    Para um apartamento triplex, com piscina e “ofurô” no último pavimento, nada melhor que uma bela cobertura. As construtoras sempre deixam a decisão de como melhor aproveitar esse ambiente a cargo do >>>

  • Cobertura de Vidro - Aldeia da Serra

    Cobertura de Vidro - Aldeia da Serra

    Essa área de piscina seria um ambiente de recreação da família, com mesas para as refeições, então um conforto térmico seria um “quesito” obrigatório. Para isso usamos vidros refletivos na criação >>>

  • Cobertura retrátil de vidro

    Como fazer uma Cobertura de Vidro Ideal para você

    Muitos projetos se tornam ineficientes pela falta de estudo do que se pretende com a futura cobertura de vidro. Na realidade a questão é: O que quer que sua cobertura de vidro faça por você? >>>

  • Cobertura de policarbonato em passarela

    Passarelas com Policarbonato no Sírio Libanez

    Um consagrado hospital da capital paulista provendo conforto aos pacientes com uma passarela que liga o prédio principal ao prédio de estacionamento. Fechamentos verticais com vidros laminados. Veja as fotos >>>

  • Cobertura de Piscina Aquecida Automatizada

    Cobertura de Piscina Aquecida Automatizada - AP Zillig

    Uma cobertura de vidro retrátil automatizada transformando a área da piscina num ambiente versátil. Para esse ambiente usamos Vidros Refletivos combinados com Vidros incolores >>>