OBRA: ID111
Planejando Sua Cobertura
Cobertura de vidro no espaço Gourmet
Quem vai ditar as diretrizes do projeto de sua cobertura de vidro é "o que" vai estar em baixo de sua criação.
Muitos projetos se tornam ineficientes pela falta de estudo do que se pretende com a futura cobertura de vidro. Na realidade a questão é: O que quer que sua cobertura de vidro faça por você?
Para ambientes de somente "passagem", como, por exemplo, os corredores, teremos uma exigência suave de projeto, já que essa cobertura de vidro vai servir para proteção da chuva. É claro que a beleza será, sempre, uma premissa.
Agora, quando a meta for a criação de um ambiente de "estar" onde haverá mobília (sofás, mesas, e quem sabe, até uma TV), os requisitos de projeto dessa cobertura de vidro são muito específicas.
Tenha bem definido o que pretende criar. Até esse ponto o Arquiteto é você! É claro que, na fase seguinte (a do projeto executivo), uma empresa especializada lhe orientará sobre o formato ideal de sua cobertura de vidro.
Cobertura na Piscina
Neste exemplo de projeto de cobertura de vidro usarei o de uma piscina climatizada que a Digicom projetou e executou na residência de uma celebridade na cidade de São Paulo.
Para cada situação, ou ambiente, um projeto único deve ser desenvolvido. Este caso é o de uma piscina climatizada, circundada com paredes de concreto aparente e com grandes portas de vidro, do tipo que corre lateralmente, com esquadrias de alumínio anodizado. Essa piscina está nos fundos da residência com grandes árvores ao seu redor. Por sinal, essa região paulistana é bem arborizada e isso, acredite, influencia na decisão dobre o tipo de cobertura de vidro a projetar.
Uma Cobertura Retrátil
Numa pesquisa na internet o cliente encontrou a Digicom e navegou pelo no nosso site. Ali ele pode ver as fotos das obras de cobertura de piscina que expomos e que serviram de inspiração para a cobertura dele. Hoje, com os recursos que a internet disponibiliza, podemos ter ideias e ver modelos de cobertura. Afinal, pra que "reinventar a roda"! Quando o cliente nos procurou, ele já tinha passado pela "fase Arquiteto", já tinha definido o tipo de cobertura de vidro que ele queria na sua piscina e estava selecionando a empresa que executaria sua obra: Uma cobertura Retrátil.
Um desejo a mais desse Cliente sobre a Cobertura Retrátil: Ele queria que a porção aberta fosse 3/4 do ambiente. Então seriam 4 módulos de cobertura: 3 móveis e 1 fixo. Isso se tornou um desafio.
O vão da piscina a ser coberto era de 17,00 x 5,00m, com a inclinação no sentido dos 5,00m. Em condições normais (2 módulos: 1 fixo e um retrátil) usaríamos tubos com altura de 150mm intercalados com tubos de 100mm. Isso geraria uma altura de aproximadamente 350mm. Mas com 4 módulos (3 sobreposições) essa altura passaria para 800mm. Inviável!
A solução foi partir para cálculos e determinar uma nova espessura para os tubos e não permitir uma flecha de flambagem maior que 10mm, mesmo com a carga adicional de uma pessoa de 80kg caminhando sobre a cobertura de vidro. Alguém precisará limpá-la, né?
Cobertura Retrátil na Piscina - Planta
A Influência das Árvores na Cobertura de Vidro
Essa experiência você já tem: lembra quando deixou seu carro sob a sobra de uma árvore, esperando manter o carro fresquinho? E quando voltou no final da tarde pra pegá-lo ele estava coberto de folhas, sementes e ainda bombardeado com cocô de pássaros? Pois, é! Com sua cobertura de vidro vai ser a mesma coisa. Mas com um agravante: você não vai tirá-la no final da tarde.
O glamour de uma cobertura de vidro está na transparência (a capacidade de se ver através dela). E, é logico, vemos o céu, as estrelas e toda sujeira que estiver sobre ela. Principalmente quando estamos no Outono e nossas amigas árvores esparramam suas folhas, e algumas, chegam a ficar "careca". Tudo isso sobre sua cobertura de vidro.
Os módulos de uma cobertura de vidro precisam de um espaçamento entre eles para que a movimentação seja possível. Esses vãos acabam permitindo que o vento empurre as folhas (principalmente) para dentro do ambiente. Isso já seria desagradável se fosse uma Sala de Estar ou um Espaço Gourmet, imagine nesse nosso projeto que tem uma piscina embaixo!
Prevendo essa situação, nosso Depto. de Projetos desenvolveu peças adicionais, em forma de "sifão", que foram instaladas entre os módulos da cobertura de vidro e uma calha especial com vazão direta para que não houvesse entopimentos nas saídas d'água. Funcionou!
Cobertura de vidro com folhas - Até isso entra no planejamento
O Planejamento de Sua Cobertura Está o Ideal?
Esse foi um exemplo de idealização de uma cobertura de vidro para uma piscina aquecida. O Cliente esperava que sua cobertura protegesse a piscina do infortúnio gerado pelas folhas das árvores (como pode ser observado na imagem acima), mas acabou agregando desejos pessoais por observação de algumas obras expostas no site da Digicom e de outras empresas que divulgam seus trabalhos na internet.
Uma dica é a pesquisa por imagens no Google. Você pode achar algo bem semelhante ao que precisa e usar isso como inspiração para o planejamento da sua. Cada caso é um projeto diferente e o seu vai ser só seu!
Obras Relacionadas
Um roteiro pra você ter a cobertura de vidro ideal
- O que você espera que sua cobertura de vidro faça por você?
- Ela servirá tão somente para proteção da chuva?
- Ela protegerá sua família e mobilia dos raios solares?
- Qual o nível de conforto térmico a futura cobertura de vidro deve lhe proporcionar?
- Você procura somente a funcionalidade ou quer, também, a maestria de uma cobertura retrátil?
Para o conforto térmico existem vidros específicos para isso: são os Vidros Refletivos. Aqui mesmo, no site da Digicom, você poderá ver várias obras com esse tipo de vidro. Não se preocupe, abrirei uma nova janela pra você não perder sua leitura.
Espero que esse artigo lhe ajude nas decisões para definição de sua cobertura de vidro. Nosso Depto de Projetos está a sua disposição com Arquitetos e Projetistas para esclarecer suas dúvidas e, até, para lhe ajudar a decidir. Ligue pra gente!
Abaixo, estou expondo algumas fotos dessa obra que usei de exemplo.
Material Utilizado nesta Cobertura
- Vidros Incolores e Vidros Refletivos;
- Estrutura em aço galvanizado;
- Acabamento: Tratamento Fosfatizante (WP), F. Universal e Pintura à Pistola com Laca-Nitrocelulose na cor branca;
- Silicone Estrutural específico para Pele-de-Vidro, na cor preta;
- Sistema de trilhos Digicom e automatização com controle remoto;
- Movimento com motor especialmente adaptado para a Digicom.
Dados dessa Obra
- Cliente: Jornalista Ricardo Boechat
- Região: São Paulo - SP
Obrigado pela visita ao nosso site e Boa Obra!!!
Artigos que podem lhe interessar
CLIQUE NAS MINIATURAS PARA AMPLIÁ-LAS
Na imagem ampliada, clique na extremidade direita ou esquerda para navegar.
Desenvolvido pelo Setor de Projetos da Digicom Coberturas. Para maiores informações, consulte nosso Departamento Técnico.
O conteúdo deste site é de propriedade da Digicom Coberturas. Cópias ou transcrições estão condicionadas à nota no rodapé deste site.
Dúvidas?
Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.