OBRA: ID78
Cobertura Retrátil na Piscina
É desconfortável usar uma piscina climatizada (aquecida) ao ar-livre no inverno, principalmente na hora da saída da água quentinha, e pior, se for naqueles dias de garoa acompanhada de vento. Aí, o uso da piscina fica impraticável.
Claro! Uma cobertura e fechamentos verticais resolveriam o problema. Mas a solução não pára por aí. A luminosidade natural deve, sempre, ser preservada, mantendo o ambiente saudável e com economia de energia elétrica. Portas e janelas estão direcionadas ao local que receberá a cobertura, então uma cobertura transparente deveria ser adotada.
Mas e em dias quente? Aqueles, do verão brasileiro e com o sol a pino. As coisas se invertem. Agora, precisamos de ventilação e uma vazão para o ar aquecido.
Nosso cliente é um desportista. O uso da piscina não é somente recreativo, mas também um instrumento para condicionamento físico. A prática de esporte com bola é comum nesse ambiente. Nessas condições, os fechamentos verticais da coberturadeveriam tem a máxima resistência possível ao impacto da bola.
Um detalhe ainda deveria ser considerado: As partidas esportivas realizadas na piscina são assistidas pela sacada do pavimento superior da residência e a cobertura não poderia obstruir a visão da família e dos convidados.
A Solução Digicom
Projetamos uma Cobertura de Policarbonato Retrátil Automatizada com abertura central sincronizada. Provendo 50% de abertura e resolvendo a questão do aquecimento em dias quentes. Essa cobertura de policarbonato foi construída "in-loco" com estrutura metálica em aço galvanizado.
A estrutura metálica recebeu um tratamento fosfatizante e o acabamento com laca-Nitrocelulose: Uma proteção contra a ebulição da água clorada da piscina.
A fuligem depositada no telhado da residência seria um inconveniente para a cobertura de policarbonato transparente, pois quando esse fosse lavado pelas águas das chuvas a fuligem seria despejada sobre a cobertura de policarbonato. Uma maior freqüência de limpeza seria necessária, pois a sujeira ficaria aparente. Para essa solução instalamos uma calha estrutural para coleta das águas do telhado, evitando que elas chegassem à nossa cobertura.
Para o revestimento da cobertura adotamos o Policarbonato Alveolar Cristal, que por sua leveza, permitiu uma estrutura metálica menos robusta e mais leve. Já que a cobertura seria ancorada ao beiral da residência.
A resistência do vidro temperado, superior ao do laminado, o elegeu para os fechamentos verticais e para uma proteção adicional os vidros receberam laminação externa com poliéster, aplicados na face interna do ambiente, evitando que, em caso de quebra, pedaços de vidro caiam na piscina.
O ambiente também recebeu portas e janelas de correr em vidro temperado.
O projeto foi elaborado e executado pela Digicom Coberturas. Para maiores detalhes, ligue pra gente!
Aprenda limpar o policarbonato sem riscar. Leia: Limpeza de Policarbonato
Obras Relacionadas
Material Utilizado
- Cobertura com Policarbonato Alveolar Cristal;
- Vidro temperado com laminação externa (na face interna do ambiente) nos fechamentos verticais da cobertura;
- Estrutura metálica em aço galvanizado;
- União dos elementos da cobertura com solda tipo MIG;
- Pintura a Pistola com Laca-Nitrocelulose na cor branca;
- Cobertura automatizada com controle remoto.
Dados da Obra
- Cliente: Sr. Mario R. Florence
- Local: Residencial Tamboré 3 - Alphaville
- Região: Santana de Parnaíba-SP
Artigos que podem lhe interessar
CLIQUE NAS MINIATURAS PARA AMPLIÁ-LAS
Na imagem ampliada, clique nas extremidades esquerda e direita para navegar
Desenvolvido pelo Setor de Projetos da Digicom Coberturas. Para maiores informações, consulte nosso Departamento Técnico.
O conteúdo deste site é de propriedade da Digicom Coberturas. Cópias ou transcrições estão condicionadas à nota no rodapé desta página.
Dúvidas?
Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.