Pin it

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

 

19 anos

O Pergolado Levando Conforto pra Área Externa da Residência

Algumas vigas paralelas, com altura indefinida, mas conveniente em relação ao piso e temos um Pergolado. Apesar de não ser algo novo, continua sendo empregado na arquitetura moderna com objetivos estéticos e funcionais.

pergolado com cobertura de vidro

Pergolado com Vidro

Os pergolados são construídos com vários tipos de material, como por exemplo, vigas de madeira, vigas de concreto, vigas metálicas, e até o Bambu pode ser utilizado, só vai depender da inspiração do Arquiteto que vai incluir o pergolado no contexto e no estilo da edificação que projeta.

Duma necessidade de uma área externa estilizada que estendesse o conforto da construção com efeitos que aproveitasse a luz natural nasceu o pergolado. Uma área que, com algum mobiliário de uso externo, pudesse ser um ambiente aconchegante e charmoso para um bate-papo com amigos ou apenas para a leitura da revista predileta. (Sim, sim! Podemos incluir o Whatsapp e Facebook na lista).

Muitos pergolados são usados como suporte para cultivo de trepadeiras e plantas ornamentais, e às vezes, são locados dentro de jardins complementando o layout. O efeito de sombreamento provocado pelas pérgolas aliada a vegetação proveem um aspecto clássico e bucólico valorizando a arquitetura da residência e fornecendo um novo ambiente de convivência.

Os benefícios do uso do pergolado são exaltados nos belos dias de sol, mas se chover... (!)

O Pergolado útil, até em Dias de Chuva

Pergolado com Cobertura Retrátil

Vou apresentar a solução que usamos num condomínio residencial que adicionou versatilidade à área do pergolado, mantendo o aspecto original e permitindo seu uso em dias chuvosos.

Imediatamente a frente do salão de festas do condomínio, na região de Vila Mariana, na Capital Paulista, uma ampla área de pergolado estendia o ambiente de recreação, contendo churrasqueira e todos acessórios para as comemorações, mas que, naqueles dias de chuva, ficava impossível de ser utilizado. E, por conta disso: adeus churrasco!

A Digicom foi contratada para achar uma solução que preservasse o conforto da ventilação e o aproveitamento da luz natural, mas que permitisse o uso da área nos dias de chuva. 

A Solução Digicom

Desenvolvemos um projeto de Cobertura Retrátil com dois módulos fixos nas extremidades e dois módulos retráteis no centro, com abertura sincronizada ou independente com acionamento por controle remoto. O revestimento da estrutura metálica (em aço galvanizado com ligação dos elementos por solda tipo Mig) ficou por conta de vidros refletivos temperados para controle da incidência da luz solar. Para segurança, em caso de quebra do vidro, usamos uma laminação com Poliéster de 4µ na face inferior dos vidros.

Usamos dois motores do tipo difuso (com rosca sem fim), uma para cada módulo, adaptados para as necessidades do projeto, permitindo o movimento individual ou em conjunto. O controle remoto com 3 botões (um para cada módulo e um para o movimento sincronizado) permite a escolha.

Com esse projeto os objetivos foram alcançados e conseguimos:

  • Aproveitamento da luz natural;
  • Utilização da área do Pergolado em dias de chuva;
  • A churrasqueira estará disponível para todos eventos do salão de festas;
  • Controle da incidência da Luz Solar;
  • A ventilação mantendo a saúde do ambiente e
  • A satisfação do Cliente.

Exibimo aqui um vídeo que mostra o processo da obra e como ficou ao final. 

Material Utilizado na Obra

  • Estrutura metálica em Aço Galvanizado;
  • União dos elementos por solda MIG;
  • Acabamento com 3 camadas de proteção: Ácido Fosfórico, Fundo Universal e Laca-Nitrocelulose;
  • Vidros Refletivos Temperados de 8mm com proteção por laminação de Poliéster na face inferior;
  • Automatização com dois Motores tipo Difuso com acionamento por controle remoto;
  • Guarnições de borracha de Polietileno específica para "pele de vidro";
  • Colagem dos vidros refletivos com Silicone Estrutura na cor preta.

Dados da Obra

  • Cliente: Condomínio Window
  • Região: Vila Mariana, na Capital de São Paulo

Traga sua ideia e a Digicom entrega a Solução.

Desde 1999 projetando e construindo Coberturas de Vidro e Coberturas de Policarbonato com Projetistas e Arquitetos especializados em fazer que sua obra integre e valorize seu imóvel. Podemos lhe entregar a obra executada ou se preferir, somente o projeto e a execução fica por uma serralheria de sua confiança.

Quer uma estimativa do preço de sua cobertura por e-mail? Nosso formulário de Solicitação de Orçamento vai lhe orientar sobre os dados que precisamos. Clique em: Orçamentos.

Decida qual o melhor revestimento para a estrutura metálica de sua obra: Policarbonato ou Vidro?

Sou Gilberto Martin do Departamento de Projetos da Digicom. Sinta-se a vontade para ligar e tirar dúvidas. Terei prazer em lhe atender.

Obrigado pela Visita e Boa Obra!


Desenvolvido pelo Setor de Projetos da Digicom Coberturas. Para maiores informações, consulte nosso Departamento de Projetos.
O conteúdo deste site é de propriedade da Digicom Coberturas. Cópias ou transcrições estão condicionadas à nota no rodapé desta página.

 


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.

Inspire-se!

  • Cobertura de Vidro Laminado com Estrutura em Alumínio

    Cobertura de Vidro Laminado com Estrutura em Alumínio

    Para a estrutura metálica foi escolhido o alumínio com ligações soldadas (não parafusadas), que conferem maior estabilidade à estrutura e o acabamento com pintura em Laca-Nitrocelulose na cor bronze >>>

  • Cobertura retrátil de vidro

    Como fazer uma Cobertura de Vidro Ideal para você

    Muitos projetos se tornam ineficientes pela falta de estudo do que se pretende com a futura cobertura de vidro. Na realidade a questão é: O que quer que sua cobertura de vidro faça por você? >>>

  • Piscina Climatizada com Cobertura Retrátil de Policarbonato

    Piscina Climatizada com Cobertura Retrátil de Policarbonato

     Uma cobertura de policarbonato para uma piscina climatizada não deve tão somente protegê-la da chuva. A missão da Digicom Coberturas é levar aos nossos clientes a melhor solução e >>>

  • Cobertura de Vidro na Lagoinha

    Cobertura de Vidro na Lagoinha

    Fábrica de Artes da Igreja Batista da Lagoinha com um Telhado de Vidro que permite aproveitamento da luz natural e agregou elegância ao prédio usado para formação artística de adoradores de Deus em Belo Horizonte.

  • Cobertura de Policarbonato Retrátil

    Cobertura de Policarbonato Retrátil - Cubatão

    Nossa meta não se limitava, somente, ao abrigo da chuva, mas sim uma solução completa que agregasse conforto ao ambiente. Para isso elaboramos esse projeto. Uma cobertura retrátil com policarbonato refletivo >>>