OBRA: ID140
Teatro Santander
Cobertura Retrátil com 6 Módulos Móveis - Teatro Santander
Num espaço cultural como uma arquitetura requintada era conveniente uma área externa protegida da chuva e da garoa paulistana e, também, que contasse com proteção solar para os dias ensolarados. Com as premissas definidas, desenvolvemos esse projeto de cobertura retrátil com vários módulos.
.
Veja o vídeo de execução dessa cobertura retrátil no Bairro do Itaim Bibi, na cidade de São Paulo.

Cobertura Retrátil com 6 módulos móveis- Digicom Coberturas
Vídeo mostrando a cobertura retrátil e sua movimentação
Definindo os Parâmetros da Cobertura Retrátil
Recebemos a tarefa de desenvolver uma cobertura retrátil para estender o saguão de uma sala de espetáculos. A área disponível era grande, com 15,20 x 9,30m, e como escopo do trabalho tínhamos a preservação da luz natural, a ventilação, o conforto térmico e ter o padrão de elegância do Teatro.
Com a cobertura retrátil eleita para cobrir o ambiente, partimos para o desenvolvimento arquitetônico, onde definimos o formato que atendesse os requisitos de eficiência e estética, tais como o formato de abertura, a quantidade de módulos móveis, o sentido de inclinação e onde fazer a coleta das águas da chuva. E definimos:
Pela grande extensão da área que receberia a cobertura retrátil dividimos o vão em 3 seções e cada seção dividimos em três módulos, 1 fixo e 2 móveis. Com isso conseguiríamos uma abertura de 66%.
Para a movimentação dos módulos da cobertura retrátil, desenvolvemos o sistema de trilhos que permitiriam o movimento dos módulos móveis. Como o mercado de serralheria não oferece perfis que atendesse nossa necessidade, criamos o nosso sistema com chapas dobradas de aço galvanizado, logicamente, depois dos cálculos de dimensionamento.
Quanto Custa?
QUER SABER O PREÇO DE SUA COBERTURA?
Você receberá uma estimativa de valor. Escolha uma das opções abaixo.
Preencha nosso Formulário. Clique! Ele vai lhe orientar sobre as informações que precisamos.
Fale com um Consultor pelo WhatsApp. Clique e será atendido.
A movimentação dos módulos ficou por conta de 6 motores com tração por "rosca sem sim". São 2 motores por seção da cobertura retrátil. Isso permitiu suavidade e segurança na movimentação. Tudo isso acionado por controle remoto, com opção de abertura independente ou sincronizada para cada seção da cobertura retrátil.
Para o revestimento adotamos o vidro de controle solar (refletivo), que provê conforto térmico e filtros ultravioletas (UV) que impede o desbotamento da mobília e protege a pele. O vidro tem aparência espelhada na cor prata, combinando com a edificação, além de ser muito bonito. Para a colagem dos vidros à estrutura metálica adotamos o Silicone Estrutural na cor preta, sem o uso de perfis para ancorar os vidros. Como um piso de vidro.
A estrutura metálica ficou com o aço galvanizado com tratamento fosfatizante e acabamento com tinta automotiva na cor preta, combinando com os elementos do teatro.
E, finalizando, adicionamos uma bandeira (faixa vertical estreita) com vidros incolores temperados, minimizando os respingos laterais da chuva.
Material Utilizado nesta Obra
- Vidros Refletivos de Segurança Laminados (Vidro de controle solar);
- Estrutura metálica em aço galvanizado;
- Movimento abre e fecha por Controle Remoto;
- Acabamento: Tratamento Fosfatizante (WP), F. Universal e Pintura à Pistola com Laca-Nitrocelulose;
- Silicone Estrutural específico para Pele-de-Vidro, na cor preta.
Dados da Obra de Cobertura
- Cliente: Teatro Santander
- Bairro: Itaim Bibi
- Região: São Paulo - SP
Artigos que podem lhe interessar
Obrigado pela visita e Boa Obra! 
Desenvolvido pelo Setor de Projetos da Digicom Coberturas. Para maiores informações, consulte nosso Departamento de Projetos.
O conteúdo deste site é de propriedade da Digicom Coberturas. Cópias ou transcrições estão condicionadas à nota no rodapé desta página.
Dúvidas?
Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.