OBRA: ID132
A Cobertura Retrátil substituindo os tradicionais telhados de telha cerâmica. Ela preserva a saúde da residência e sofistica o ambiente. Veja essa cobertura retrátil automatizada com vidros incolores e os benefícios que ela provê.
Cobertura Retrátil Fechada
Escurecer a Residência? Não...(!)
Em muitos imóveis, na época da construção, não foi incluída a cobertura da garagem, mas somente um recuo para guardar um ou dois carros. Apaixonados por carro, e logo após a aquisição do imóvel, vem o planejamento e execução da cobertura da garagem, afinal seu parceiro [o carro] não pode ficar exposto ao tempo.
O padrão, na maioria das residências, é que a Sala de Estar fica na frente do imóvel, com vista para a rua e, consequentemente, para a garagem. Com a construção da cobertura da garagem no tradicional sistema de telhas cerâmicas ou cimentícias a Sala de Estar, ou outro ambiente que fique anexo à garagem, se torna escuro e sem vida. Por serem materiais opacos, esses tipos de revestimentos barram completamente os raios solares e comprometem a luminosidade natural - muito importante para a saúde e composição do ambiente.
Com uma Cobertura de Telhas, olhamos pela janela e vemos um dia chuvoso (cinza), mesmo que esteja com um sol radiante.
Isso não se aplica somente à garagem, mas também a outras dependências da residência e pode, até, se tornar um gerador de patologias na edificação, como a propagação de umidade e fungos nas paredes e na mobília.
A Cobertura Retrátil Preservando a Saúde da Residência
Cobertura Retrátil em Movimento
Com as cidades crescendo e cada vez mais sombras sendo geradas por grandes construções, é momento de se pensar em "ter um lugar ao sol".
As coberturas retráteis revestidas com vidro conquistaram um excelente posicionamento no mercado de coberturas e vêm sendo incluídas nos projetos de arquitetura para diversos ambientes, Com a luz natural preservada, a circulação de ar e a beleza desse novo estilo de cobertura, as residências (e também, o comércio e a industria) vêm se beneficiando pela possibilidade de expandir dependências sem o risco de criar ambientes claustrofóbicos e insalubres.
Na manutenção de uma cobertura retrátil de vidro, o mesmo tratamento que é usado nas janelas e portas de vidro pode ser aplicado com segurança. Ao contrário do grande trabalho que deve ser dispendido para a limpeza e repintura de uma cobertura tradicional (de telhas cerâmicas ou cimentícias), basta água e sabão!
O sistema de automatização é o item da cobertura que requer atenção periódica: composto por motor e trilho (geralmente do tipo difuso - rosca sem fim), o conjunto pode ser instalado por baixo ou por cima da cobertura, e cada situação com suas vantagens.
-
Com o sistema instalado por cima da cobertura
As vantagens da instalação do motor e trilho por cima da cobertura é a redução do ruído característico e a ocultação do motor. Nessa posição o conjunto requer mais frequência de manutenção (engraxamento) por estar exposto às intempéries.
-
Com o sistema instalado por baixo da cobertura
Protegido pela própria cobertura, o conjunto - motor e trilho - tem o período de vida útil estendido, mas o ruído se torna mais notório e pode comprometer a estética da cobertura por ficar visível no ambiente. Nesse caso, sempre procuramos uma posição em que o conjunto seja harmonioso e menos visível.
Uma Cobertura Retrátil com 2 Seções e 4 Móveis
Projetamos essa cobertura para a área de recreação (nos fundos) de uma residência numa região nobre da capital paulista. Ela se inclui nesse grupo de edificações em que uma cobertura tradicional privaria a família dos benefícios providos pela natureza: a luz natural.
Pela foto abaixo podemos observar a ligação de uma sala de jogos com a cobertura onde a harmonia foi perfeita, em contraposição ao efeito que teríamos se uma cobertura de telhas cerâmicas fosse instalada.
O quintal ajardinado, com uma pequena piscina, planejado para recepções foi agraciado com uma cobertura Digicom que proporcionou aos familiares todos os benefícios de um projeto eficiente.
Veja mais fotos no final do artigo.
Cobertura Retrátil Aberta
Material Utilizado na Obra
- Estrutura metálica em Aço Galvanizado;
- União dos elementos por solda MIG;
- Acabamento com 3 camadas de proteção: Ácido Fosfórico, Fundo Universal e Laca-Nitrocelulose;
- Vidros Temperados incolores de 8mm com proteção por laminação de Poliéster na face inferior;
- Automatização com dois Motores tipo Difuso com acionamento por controle remoto;
- Guarnições de borracha de Polietileno específica para "pele de vidro";
- Colagem dos vidros refletivos com Silicone Estrutura na cor preta.
Dados da Obra
- Cliente: Sra. Lucia Diniz
- Região: Jardim Europa, na Capital de São Paulo
Desenvolvido pelo Setor de Projetos da Digicom Coberturas. Para mais informações, consulte nosso Departamento Técnico.
O conteúdo deste site é de propriedade da Digicom Coberturas. Cópias ou transcrições estão condicionadas à nota no rodapé desta página.
CLIQUE NAS MINIATURAS PARA AMPLIÁ-LAS
Na imagem ampliada, clique nas extremidades direita ou esquerda para navegar.
Dúvidas?
Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.