Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Pin It

 

19 anos

Escolhendo a Cobertura pro seu Carro

Não! Não estou aqui pra lhe ajudar a escolher a suite de sua paixão: a garagem de seu carro. Mas sim consultar a arquitetura de sua casa e o principal interessado, que é o seu carro. Agora, eles decidem.

cobertura de garagem com tirante

Cobertura de Garagem - Digicom

Ele te leva pra lá e pra cá, está sempre com você nos bons momentos, e nos não tão bons assim também; é seu "escudeiro fiel" e nunca lhe deixa na mão (tá bom! quase nunca...). Além do mais, vê e ouve tudo, e se mantém de boca calada. Então, você deve convir comigo, de que ele precisa de um conforto maior ao que você está oferecendo. (Perceba que estou tratando ele como Carro e não como carro: nome próprio.)

O mercado de garagem oferece uma grande diversidade de formato e de material, cada uma com suas características e custos. Eu não direi que tem tipo de garagem pra todo gosto, mas pra todo bolso. Das mais convencionais, como as garagens de telha cerâmica e cimentícia (as telhas de amianto são proibidas, agora!), às mais modernas como as de policarbonato, as de vidro e até garagens com cobertura retrátil automática. Mas, qual é o seu caso?

Será que somente a proteção de seu carro contra a chuva e sol é suficiente pra satisfazer os dois interessados pela garagem? E a arquitetura da edificação? Vai receber algum benefício?

Um pouquinho de Física! estudando 80px

espectro eletromagnetico

É claro que você já viu as propagandas de bronzeadores e protetores solares. Viu também, a indicação dos médicos quanto aos melhores horários para banho de sol. Isso se refere aos níveis de raios ultravioletas e aos raios infravermelho.

O Sol: Nossa principal fonte de energia, que ilumina nossos dias e que permite a vida no nosso planeta. É na luz emitida pelo sol que está a faixa de espectro eletromagnético. Parte desse espectro pode ser percebido pelo nosso sistema de visão, assim temos que a luz visível compreende a radiação com comprimento de onda entre 380 nm e 750 nm (nm = nanômetro}). A baixo disso estão as radiações infravermelho e acima as ultravioletas. 

 A radiação infravermelha está associada ao calor. É a vibração molecular gerando oscilações nas cargas elétricas que constituem os átomos propagando esta radiação.

Complicado, né? Vou facilitar: O sol do meio dia atingindo uma chapa de aço com pintura preta (A cor preta absorve luz. Não a reflete.) vai geral calor. Vai aquecer a chapa de aço (esse sistema é usado para aquecimento d'água pela energia solar). Os sensores do nosso corpo são capazes de perceber essa radiação infravermelha que está sendo gerada, e damos a isso o nome de Calor.

Os raios infravermelhos não trazem malefícios às pessoas, mas somente o desconforto térmico quando essa radiação se eleva.

Os vilões da luz: A Radiação Ultravioleta dos tipos A e B 

Definida como toda radiação com comprimento de onda menor que 400 nm e cor acima da violeta. Muito prejudicial aos seres vivos.

A capacidade do nosso organismo de suportar essa radiação é limitada, pois é capaz de absorver pequenas doses. Mas quando a intensidade aumenta, como em alguns períodos do dia e estações do ano, os danos acontecem em maior velocidade, impedindo que o organismo se recupere. O câncer de pele e deficiência do sistema imunológico são somente alguns efeitos que essa radiação pode provocar.

 Os efeitos maléficos não são exclusividade dos seres vivos. A pintura do mobiliário de sua casa, as cortinas e tudo o mais que ficar exposto ao nosso amigo sol vai sofrer com esse bombardeio eletromagnético. 

Você: "Mas eu só quero uma garagem!" pensando 60px

O que tudo isso tem a ver com sua futura garagem?

Supondo que a arquitetura de sua casa já fez sua reivindicação por uma cobertura transparente na garagem, você consultou as finanças e outorgou.

A escolha do modelo de sua garagem vai ser uma questão estética e poderá ser definido pela consulta de seus familiares, com o respaldo de um arquiteto ou contratando uma empresa especializada em coberturas. Mas o revestimento dessa garagem (o que vai cobrir) precisa ser estudada. Afinal o sucesso de sua garagem não está somente na estética, mas também, na funcionalidade.

Pense num dia de sol, num dos dias do verão brasileiro e você entrando no seu carro. Aí é que entra a física!

O revestimento de sua (dele) garagem precisa proteger seu Carro da incidência da radiação solar, pois uma cobertura transparente vai permitir que o sol atinja seu amigo. Existem, no mercado, materiais específicos para cobertura que são providos de filtro ultravioleta, como as placas de policarbonato e alguns tipos de vidro.

Precisamos, também, pensar na temperatura. Então, o revestimento da garagem deve ser do tipo refletivo.

Tanto as placas de policarbonato como as de vidro oferecem a opção do material refletivo, e nos dois casos seu Carro vai ficar feliz. A grande diferença entre os dois está na durabilidade e aparência.

O policarbonato é um plástico nobre usado na engenharia, onde se incluem as coberturas, mas continua sendo um plástico. A maioria dos fabricantes afirmam que sua durabilidade atinge 10 anos, no entanto precisamos considerar com que aparência ele atingirá essa idade. Costumamos dizer que o policarbonato sonha em ser vidro um dia. Não deixando de ser uma boa opção para o revestimento da garagem de seu parceiro.

O vidro é o clássico, a nobreza. Quando se trata de aparência o vidro é insuperável, graças a sua planicidade. Quanto a durabilidade... "Que atire a primeira pedra quem não tem teto de vidro (!)" Por quanto ele não for quebrado, sua durabilidade atinge os extremos. "Vida longa ao Rei!"

A espessura do vidro é calculada com base nas distâncias entre os apoios e a carga (majorada) que se espera que ele suporte, aplicada ao centro geométrico da peça de vidro já recortada. Isso quer dizer que o vidro, de um bom projeto, está preparado para as adversidades. Daí vem a importância da contratação de uma empresa especializada, com profissionais competentes na área e com registro no CREA (engenharia) ou no CAU (arquitetura).

cobertura de garagem com vidro refletivo

Cobertura de Garagem com Vidros Refletivos

Um Upgrade no Vidro

Há décadas atrás a construção civil, na linha de edifícios comerciais, passava por uma situação a resolver: O aproveitamento da luz natural. Crise energética, possibilidade de blackouts e situação econômica. Com isso nasceram os edifícios projetados no sistema de "pele-de-vidro" que fazem um excelente aproveitamento da luz solar. Mas surgiu outra necessidade de solução.

A luz solar atingia as mesas de trabalho em certos horários do dia, o que provocava um desconforto e comprometia a produção. Na tentativa de resolver a questão, adotou-se o uso de cortinas, mas que, pela ação da radiação ultravioleta, elas desbotavam e degradavam em pouco tempo. Tinham se que ser substituídas.

Esses dois pontos, o do descontrole da intensidade de luz que atingia o ambiente e o do desbotamento dos objetos, foram solucionados com o desenvolvimento do Vidro Refletivo com Filtro Ultravioleta. E não se trata de películas escuras, mas um tratamento aplicado diretamente na massa do vidro, o que garante longevidade ao material.

A Garagem como Área de Convivência e Lazer

Não posso deixar de mostrar a possibilidade da garagem se tornar uma extensão da área interna de sua residência.

Nas reuniões de família e amigos, muitas vezes a garagem bem planejada pode suprir a falta de um ambiente para recreação, podendo abrigar sofás, mesas de esporte e até uma rede de descanso pra relaxar. Churrasqueiras também são bem vindas. 

A garagem pode ser o conforto de seu Carro e prazer para a família.

Ligue os Pontos e sua Garagem Transparente estará Desenhada!

Lembra daquele caderno cheio de pontos que a gente ia ligando e formavam um desenho pra colorir? Pois é! Deixe o fluxo de seus pensamentos desenhar sua garagem. 

  1. A estética: O modelo da cobertura de garagem safisfaz a arquitetura de sua casa?
  2. Qual o tipo de sustentação vai ter a cobertura de sua garagem? Alvenaria ou estrutura metálica? (aço ou alumínio)
  3. Quanto pretende investir? Policarbonato ou Vidro?
  4. Basta ser uma garagem com cobertura transparente ou requer um conforto térmico? (Refletivo ou não)
  5. Qual a durabilidade que espera de sua garagem transparente?

Vou apresentar como exemplo, uma cobertura simples, sustentada com tirantes, mas harmonizada com a arquitetura da residência.

Uma Cobertura de Garagem com Vidros Refletivos e Tirantes

 

cobertura de garagem corpo 2

Cobertura de Garagem com Tirantes e Vidros Refletivos

Para essa residência, ainda em fase de acabamentos, a empresa de arquitetura contratada previu uma garagem externa à edificação e a Digicom foi contratada para o desenvolvimento e execução da garagem.

Construida num condomínio fechado na cidade de Boituva, em São Paulo, não havia muros delimitando o passeio e somente a parede da fachada principal da casa. Por sinal, uma bela casa! Isso sugeria um cobertura de garagem "em balanço (termo usado na construção civil indicando que o elemento é engastado em somente um de seus lados)".

O uso de pilares não era conveniente nessa situação, pois furtariam a liberdade na hora de estacionar e delimitaria a área de estacionamento. Melhor sem pilares. 

Os Tirantes da Coberturamarilyn monroe

Para o reforço estrutural usamos tirantes de dois tipos: do tipo tubo metálico e cabo de aço. 

Chamamos de "pressão negativa" aquele vento que levantou o vestido de Marilyn Monroe no filme "O Pecado Mora ao Lado". Pecado seria se nossa cobertura de garagem também levantasse!

A capacidade de evitar esse efeito de "levantar" está nos tubos metálicos, dada a maior dificuldade de curvá-lo quando submetido à compressão, comparado com a do cabo de aço.

O cabo de aço é excelente quando solicitado à tração e também foi utilizado como tirante nesse nosso projeto. Ele sustenta os pontos que não foram tão beneficiados pelos tirantes de tubo. Completando a tarefa do conjunto em manter a estabilidade da garagem. 

Conclusion!

Se você chegou até esse ponto da leitura é porque você, realmente, está interessando em uma garagem para seu amigo e, quem sabe, agregar algumas funcionalidades a mais. Sinta-se a vontade em me contatar para tirar dúvidas e, talvez, para um projeto personalizado.
Sou Gilberto Martin do Depto. de Projetos da Digicom. 

Material Utilizado nesta Garagem

  • Vidros Refletivos Temperados com Laminação de segurança na face inferior;
  • Estrutura em aço galvanizado;
  • Acabamento: Tratamento Fosfatizante (WP), F. Universal e Pintura à Pistola com Laca-Nitrocelulose na cor branca;
  • Silicone Estrutural específico para Pele-de-Vidro, na cor preta;
  • Sustentação por Tirantes.

Obrigado pela visita e Boa Obra! despedindo 60x60


Artigos que podem lhe interessar


 CLIQUE NAS MINIATURAS PARA AMPLIÁ-LAS

Na imagem apliada, clique nas extremidades direita ou esquerda para navegar.

Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem
Cobertura de Garagem

 Desenvolvido pelo Setor de Projetos da Digicom Coberturas. Para maiores informações, consulte nosso Departamento de Projetos.
O conteúdo deste site é de propriedade da Digicom Coberturas. Cópias ou transcrições estão condicionadas à nota no rodapé desta página.


Dúvidas?

Deixe sua pergunta ou faça um comentário. Login pelo Facebook.

Inspire-se!

  • Cobertura Retrátil Automática

    Cobertura Retrátil de Vidro Temperado

    Se você tem um terraço no seu apartamento que nos dias de chuva ou frio fica isolado e sem uso, que tal torná-lo "usável" em qualquer estação do ano? Essa foi a proposta desse projeto desenvolvido pela Digicom >>>

  • Cobertura de Vidro - Aldeia da Serra

    Cobertura de Vidro - Aldeia da Serra

    Essa área de piscina seria um ambiente de recreação da família, com mesas para as refeições, então um conforto térmico seria um “quesito” obrigatório. Para isso usamos vidros refletivos na criação >>>

  • Cobertura de Vidro - Alexandra - Pamplona

    Cobertura de Vidro - Alexandra - Pamplona

    A transformação de uma simples varanda num Espaço Gourmet, onde seria, também, usado como área de recreação da família tinha um requisito especial: Uma cobertura transparente >>>

  • Cobertura em Policarbonato Retrátil - Três Módulos

    Cobertura em Policarbonato Retrátil - Três Módulos

    Para um apartamento triplex, com piscina e “ofurô” no último pavimento, nada melhor que uma bela cobertura. As construtoras sempre deixam a decisão de como melhor aproveitar esse ambiente a cargo do >>>

  • Cobertura retrátil de vidro

    Como fazer uma Cobertura de Vidro Ideal para você

    Muitos projetos se tornam ineficientes pela falta de estudo do que se pretende com a futura cobertura de vidro. Na realidade a questão é: O que quer que sua cobertura de vidro faça por você? >>>