Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Limpeza de Policarbonato

A Vida de sua Cobertura

Uma Cobertura em Policarbonato novinha, linda. Mas para que ela conserve essa aparência e lhe sirva por anos são necessários alguns cuidados e o principal deles é a limpeza das placas de Policarbonato

O policarbonato é o substituto direto do Vidro nas coberturas, mas com propriedades diferentes, que exigem cuidados especiais na manutenção. Considerado um plástico nobre da construção civil e utilizado em vários setores da engenharia, o policarbonato é uma das principais matérias-prima usadas nas coberturas da Digicom. Assim, vamos aprender a cuidar dela.

Uma coisa você deve ter em mente: ele risca!
Isso requer que adotemos alguns procedimentos na hora da limpeza.

Quer saber o que é policarbonato? Veja esse artigo. Clique! Não se preocupe, abrirei em outra janela pra você não perder sua leitura.

Como Limpar Policarbonato

Três tipos de placas de policarbonato são usados nas coberturas Digicom: policarbonato compacto, policarbonato alveolar e telha de policarbonato. Todos produzidos, basicamente, com a mesma matéria-prima, mudando apenas o formato de injeção. Por ser o que mais se assemelha ao vidro, o tipo Compacto é o que requer mais cuidados na limpeza, pois os riscos poderão ficar visíveis por de baixo da cobertura. E isso não é bom!

Os mesmos cuidados deverão ser empregados em todos os tipos de policarbonato. Vamos lá:

Limpando o Policarbonato

  1. Escolha um dia ou um horário em que o sol não esteja intenso. Para os dias ensolarados o melhor horário é bem cedo, pois a fuligem depositada sobre a placa de policarbonato vai estar úmida, graças ao orvalho da madrugada. Isso facilitará a remoção da sujeira.
  2. Água. Muita água! Molhe as placas de policarbonato com água em abundância. O orvalho já fez a parte dele, agora você vai fazer a sua. Molhe até perceber que o excesso de sujeira se desprendeu. Uma máquina a jato pode ajudar na tarefa.
    A insistência pela quantidade de água se deve ao fato que se passarmos um pano sobre a granulação da fuligem acabaríamos lixando a placa de policarbonato e não a limpando. Isso faria com que a placa ficasse com uma aparência embaçada e sem brilho. Fosca.
  3. Separe um pano de algodão (100%) ou uma Vassoura de Bruxa com cerdas de algodão (100%) e um Detergente Neutro de marca conceituada. Não use vassouras convencionais, elas riscarão o policarbonato.

Misture o Detergente Neutro com água num balde até que bastante espuma seja gerada e passe suavemente a solução com o Pano ou a Vassoura de Bruxa nas placas de policarbonato num único sentido, o de queda da água. Nunca passe o pano em movimentos circulares. Enxágüe bem e repita o processo até que o resultado esteja satisfatório.

Não deixe que o sol seque a solução sobre o policarbonato. Podem aparecer manchas.

As estruturas metálicas das coberturas da Digicom são projetadas para suportar o peso de uma pessoa de 90kg caminhando sobre os perfis, nunca sobre as placas de policarbonato, mas como no processo de limpeza a superfície ficará lisa, aconselhamos o uso de extensores de madeira ou alumínio para alcançar pontos distantes ou contratação de um profissional especializado com equipamento de segurança adequado (EPI). A Digicom Coberturas não presta esse tipo de serviço, mas existem, no mercado, empresas especializadas em limpeza de policarbonato. Consulte na sua região.

Respingos de Tinta no Policarbonato

É comum, quando da pintura de paredes, aparecerem respingos de tinta látex sobre a placa de policarbonato. Não use solventes como tinner, gasolina, benzina ou acetona. O álcool Isopropílico ou o querosene podem resolver o problema. Procure limpar antes que a tinta seque e lave a região com a solução de água e detergente neutro.

Frequência de Limpeza do Policarbonato

Não existe um período determinado para a limpeza. Uma cobertura transparente instalada numa região pode requerer uma maior frequência que em outra. A quantidade de fuligem dispersa no ar, gerada por ruas de terra, fábricas e construções na localidade pode provocar uma limpeza mais frequente. Comece com uma limpeza mensal e analise. Depois, adapte esse período para um mais conveniente. E não se esqueça: quanto mais tempo passar, mais a sujeira vai grudar...

Esperamos ter conseguido atingir nosso objetivo com este artigo: Limpar sem arranhar. Em caso de dúvidas, ligue pra gente! Estamos à sua disposição.

Obras sorteadas pra você ver.